Olá prezados leitores, vocês sabem qual a melhor forma de recuperar a Vegetação Nativa?
Sempre quando elaboramos projetos de restauração ecológica, Projetos Técnicos de Reconstituição de Flora (PTRF) e Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) um dos primeiros passos é avaliar a capacidade de resiliência da vegetação local.
Segundo Westman (1978) resiliência é"a capacidade de um ecossistema voltar a condição original ou próximo a condição original após um distúrbio sem interferência humana."
Para avaliar a resiliência de uma vegetação é necessário identificar os fatores de pertubação e degradação e avaliar os impactos ambientais considerando sua magnitude, reversibilidade, periodicidades, entre outros.
Também é fundamental a caracterização abiótica e biótica do local, a verificação da existência de matas conservadas próximo a área de intervenção. Assim é possível avaliar com precisaã a capacidade de resiliência da vegetação e iremos definir a metodologia mais adequada ao caso. Este processo é muito importante para o sucesso da recuperação da vegetação e para evitar gastos desnecessários.
Veja a apresentação abaixo e conheça os dois principais métodos de restauração da vegetação.
Precisa de um projeto de recuperação da vegetação ou de um profissional habilitado para acompanhar a execução? Entre em contato e faça um orçamento.
Se gostou desse post curta e compartilhe com seus amigo.
Comments